Apesar da idade avançada de todo o material rodante, a ABPF mantém um rigoroso programa de manutenção de todos os veículos; inspeções diárias são realizadas: sempre antes de cada viagem, toda a composição é revistada e testes como medição de temperatura das caixas de rodas e de sistema de freio são realizados. Todos os dias em que o trem circula, a equipe chega cedo para realizar toda a inspeção e posteriormente acender a locomotiva. Nos dias de semana onde o trem não circula, a equipe dedica-se exclusivamente a manutenção de toda a composição.
Para além, o rigoroso programa de manutenção da ABPF inclui a desmontagem anual de todos os truques (rodas) dos carros de passageiros para inspeção completa de todos os componentes; a locomotiva recebe a mesma atenção onde além de toda a parte mecânica, a caldeira passa por ultrassom, teste hidrostático e de pressão de vapor (são aplicadas pressões superiores as de trabalho normal) afim de se atestar a segurança da mesma. Todos esses procedimentos são acompanhados por engenheiros mecânicos habilitados para tal. Intercâmbios fora do país (na Europa e nos Estados Unidos) tem sido realizados para aperfeiçoamento e alinhamento das técnicas e padrões de operação de material ferroviário histórico nesses países que são referência, até pelo fato deles terem sido os maiores fabricantes de material ferroviário do mundo, de onde inclusive veio a grande maioria do nosso.
A ABPF está em atividade interrupta a quase 40 anos, adquirindo grande Know how nessa área, tendo ao longo desse período realizado a restauração de dezenas de locomotivas, carros, vagões, etc., atuando atualmente em seis estados brasileiros com nove trens turísticos. Para saber mais sobre a ABPF e seu trabalho, clique aqui.